terça-feira, 15 de março de 2011

Um pouco mais sobre o blog...


O BLOG E A PESQUISA VIA-WEB NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO NA ÁREA DE QUÍMICA


Dentre as várias ferramentas desempenhadas pela informática a que mais se destacou foi o blog, que é uma ferramenta que deve auxiliar o professor no desenvolvimento do aluno como uma atividade extraclasse. Sua importância prevalece ao co-relacionar seu status teórico, em sala de aula, com a prática do cotidiano por meio da pesquisa via web. Desse modo fornecemos aos estudantes um meio de produção eficiente que o torne capaz de dirigir seu intelecto, e com a ajuda do professor ser capaz de interpretar os conceitos. Sua ferramenta básica está no apoio que o professor, junto com o estudante, desenvolve comitantemente com a sociedade. De forma que ao publicar os textos, ficam possibilitados para o livre acesso na internet. Os blogs podem ser criados e sugeridos por professores, por alunos e até simultaneamente por ambos. Nesse sentido, o blog e a pesquisa via-web estão sendo trabalhado no projeto Educação Ambiental, junto com o professor supervisor Joaquim Amaral no colégio Manoel Novaes com a turma A do segundo ano do turno matutino como uma ferramenta educativa, possibilitando uma construção de conhecimento na área de química. O objetivo principal é tornar o aluno motivado para os estudos usando a pesquisa via-web como suporte para desenvolver sua argumentação. Foi, então, proposto um tema para a classe do qual o professor ficou encarregado de passar as informações necessárias para que, naquele momento os alunos pudessem dirigir seus estudos. Cada aluno, responsável pela sua página on-line do blog teria que procurar mais informações sobre o tema. Durante a construção dos textos realizados pelos estudantes era feito um resumo que era publicado na página principal redigido pelo docente. O objetivo específico no momento era aplicar, junto com o aluno, uma atividade que permitisse trabalhar, dentro do contexto proposto, as informações sobre o tema, e que o conteúdo de química aparecesse desenvolvendo desse modo uma construção de conhecimento.

Autor: Alexandre Ferreira.
Supervisor: José Joaquim do Amaral Filho.
Orientador: Maria Lúcia da Silva Marques.
Palavras chaves: blog, química, ensino-aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário